Discente: Manuella Carnaval

Orientador(a): João Antônio de Moraes

Coorientador(a): Albert Olivier Blaise Rilliard

Ano da defesa: 2021

Esta pesquisa visa descrever a focalização prosódica como um fenômeno multimodal no português do Brasil, com base na percepção auditiva e visual. Nesta abordagem, os seguintes tipos de foco são considerados: (a) em enunciados assertivos: (i) foco informacional, uma resposta a uma pergunta anterior, fornecendo informação nova; (ii) foco contrastivo, uma correção em relação a uma informação prévia considerada como falsa; (iii) foco atenuado, em que o falante propõe uma solução alternativa em relação a uma informação anterior; (b) em enunciados interrogativos: (i) foco interrogativo neutro, em que uma informação nova é requisitada; (ii) foco com estranheza, em que se lança dúvida sobre uma informação prévia no discurso. Considerando estes contextos, nosso principal objetivo é investigar a relação entre pistas acústicas e visuais em um modelo de percepção multimodal, uma vez que a expressão facial tem sido apontada como relevante para a percepção de proeminências. Este estudo também considera a extensão do constituinte focalizado, abordando o foco estreito e o foco amplo como categorias gradientes. Em uma primeira etapa, para a construção do corpus, 8 falantes brasileiros (4 masculinos, 4 femininos, na variedade carioca) foram gravados audiovisualmente, ao produzir o enunciado “O professor de Literatura vai aplicar a prova final”, pronunciado com cada um dos cinco tipos de foco nos seguintes constituintes: (i) O professor, (ii) de literatura, (iii) vai aplicar, (iv) a prova, (v) final, (vi) O professor de literatura, (vii) a prova final, (viii) todo o enunciado. Em uma segunda etapa, conduzimos experimentos perceptivos para avaliar a relevância de pistas acústicas e visuais na identificação dos tipos de foco especificados, assim como na identificação da extensão dos constituintes focalizados na estrutura prosódica. Como última etapa, utilizamos a técnica de análise pela (res)síntese para descrever os parâmetros acústicos e visuais de relevância perceptiva para a identificação dos tipos de foco mencionados. Os resultados mostram que, em geral, os padrões focais são perceptivamente identificados, tanto na modalidade auditiva quanto na modalidade visual, e que a contribuição das informações visuais é de complexa definição, dependendo do tipo de foco produzido. Além disso, foi verificado que o foco estreito é perceptivamente mais efetivo do que o foco sobre constituintes de maior extensão. Por fim, o método de análise pela (res)síntese nos permitiu desenvolver uma descrição acústica e visual dos tipos de foco analisados, com base na relevância perceptiva dos parâmetros identificados.

Palavras-chave: Focalização. Prosódia Audiovisual. Português do Brasil.

This research describes prosodic focalization as a multimodal phenomenon in Brazilian Portuguese (BP), based on perception. The following types of focus are considered: (a) in affirmative sentences: (i) informational focus (answer to a previous question, conveying new information); (ii) contrastive (strong) focus, (correction of an information considered wrong); (iii) attenuated (weak) focus (proposition of an alternative solution to previous information); (b) in interrogative sentences: (i) interrogative focus (a new information is requested in the question); (ii) surprise focus, (one casts doubt on a previous information). Considering these contexts, the main goal is to evaluate the relation between acoustic and visual signals in a crossmodal perception model, since the facial expression has been pointed out as relevant to prominence perception. This study also takes into account the extension of the focalized item, considering narrow and broad focuses as gradient categories. The corpus consists in productions by 8 Brazilian speakers (4 females, carioca variety) audiovisually recorded while uttering the sentence “O professor de Literatura vai aplicar a prova final” (The Literature professor will give the final test), performing the five types of focus, on the following elements: (i) O professor, (ii) de literatura, (iii) vai aplicar, (iv) a prova, (v) final, (vi) O professor de literatura, (vii) a prova final, (viii) the entire sentence. A perceptual evaluation of the relative role of acoustic and visual cues in identifying these focus types was conducted, as well as potential restrictions on the listener’s capacity to identify the length of the focused structure. An analysis by synthesis technique was used to describe the discriminant acoustic and facial parameters for the identification of these various focus types. Results showed that the different focalization patterns are perceptually identified through both acoustic and visual modalities, and that the role of the visual modality depends on focus type. The perception of focus on narrow elements was more efficient than on larger ones. Finally, the analysis by synthesis method allowed us to develop an acoustical and visual description of the focus types, based on the perceptually relevant parameters identified.

Keywords: Focalization. Audio-visual prosody. Brazilian Portuguese