Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas

 

O Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas stricto sensu, abrangendo os Cursos de Mestrado e Doutorado, tem por finalidade a capacitação para a docência na graduação, no Mestrado, e a capacitação para a docência na graduação e pós-graduação, no Doutorado, bem como proporcionar formação científica, cultural ou artística ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade individual de pesquisa e a criatividade, na área de Letras Vernáculas.

 

Regulamento do Programa de Excelência Acadêmica — Proex

 

Os Programas inseridos no Proex recebem uma dotação orçamentária que pode ser utilizada de acordo com prioridades estabelecidas pelos próprios programas, em qualquer das modalidades de apoio concedidas pela CAPES: concessão de bolsas de estudo, bem como recursos de custeio fomento para investimento em laboratórios, custeio de elaboração de dissertações e teses, passagens, eventos, publicações, entre outros. As bolsas de estudo concedidas no âmbito do Proex são gerenciadas pelas coordenações dos cursos de pós-graduação, que são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas conforme as orientações da CAPES.

 

Resolução N°01/2004 — Resolução para Disciplina Isolada

 

Será facultada a inscrição em disciplina isolada dos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Letras a alunos matriculados em outros Programas de Pós-graduação da UFRJ ou de instituições congêneres.

 

Resolução N°01/2005 — Resolução para Alunos Especiais

 

Será facultada a inscrição em disciplina isolada nos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Letras a alunos que tenham concluído o Bacharelado em Letras ou áreas afins ou que tenham concluído o Mestrado em Letras ou áreas afins, na qualidade de aluno especial.

 

Resolução N°01/2014 — Resolução de Bolsas

 

Dispõe sobre a concessão e manutenção de bolsas de estudos do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Resolução N°01/2015 — Credenciamento de Professores

 

Considerando a necessidade de adequação das normas de credenciamento e permanência de docentes nos quadros de docentes permanentes e colaboradores, previstas nos parágrafos 2º e 3º do Artigo 9º do título III do capítulo I (credenciamento), bem como no parágrafo 4º (permanência no quadro) do Regulamento do Programa, às exigências da CAPES, constantes na Portaria 174, publicada no DOU de 30/12/14, a Comissão do Programa de Pós-Graduação em Letras (Letras Vernáculas), reunida em 15 de junho de 2015 resolve, no uso de suas atribuições, dispor sobre o credenciamento e permanência de docentes deste Programa, nos termos da presente Resolução.

 

Resolução N°02/2016 — Orientação de Alunos

 

Dispõe sobre os critérios para o pedido de orientação de alunos de Mestrado e Doutorado por discentes do Programa.

 

Resolução N°02/2018  Estágio de Pós-Doutorado

 

Normatiza o Estágio de Pós-Doutorado nos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Adauri Bastos

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia 

Secretário: Renato Martins e Silva
posvernaculas@letras.ufrj.br

Atendimento

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, na sala F-319.

Endereço

Programa de Pós-Graduação em Letras  (Letras Vernáculas)
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F-319
Cidade Universitária — CEP 21941-917
Rio de Janeiro — RJ