Discente: Yago Rodrigues Alvim

Título da dissertação: Esquadro Calcanhoto - Uma escuta da obra poética

Orientador(a): Eucanaã de Nazareno Ferraz

Ano da defesa: 2019

Páginas: 240

Resumo:

Adriana Calcanhotto se lançou na música no final da década de 1980, quando o cancioneiro brasileiro abarcava, já então distensamente, a Bossa nova, a Tropicália, dentre outras matérias que, inclusive, foram surgindo em paralelo no decorrer da carreira da artista. Devido a seu interesse pela literatura e pelas artes plásticas, por exemplo, sua obra apresenta características singulares. Nela, observa-se ainda um recorte do mundo pelo qual a artista se aproxima de temas, figuras e lugares de que fala, a fim de entendê-los. A partir dessa perspectiva pessoal (presente não apenas nas canções e álbuns, como também em espetáculos, antologias, publicações em prosa, releases, entrevistas), Adriana concilia em sua produção reflexões acerca desses conteúdos. Em sua obra, equilibram-se, por conseguinte, autobiografia, história da canção popular e discussões sobre a nacionalidade. A partir, principalmente, das relações que instaura com o movimento da Tropicália pela figura de Caetano Veloso, o presente trabalho busca compreender, portanto, como se constitui esta dicção da artista compositora-intérprete. Para tal, as noções de “agoralidade” e de uma “linha evolutiva” da música popular de Antonio Cicero e os estudos acerca da canção de Luiz Tatit são essenciais, bem como a antropofagia de Oswald de Andrade.

Palavras-chave: Adriana Calcanhotto; Caetano Veloso; canção popular; Brasil.

Abstract

Adriana Calcanhotto’s work was released in the music industry in the late eights, when the range of Brazilian songs included the Bossa nova and Tropicália, among other strands, which even emerged in parallel to the artist’s career. Due to her interest in literature and visual arts, for example, her work gains unique characteristics. In which, it is observed a cut-out of the world by how she approximates of themes such as figures and places for the purpose of understand them. From her personal perspective (seen not just in the songs and songbooks, but also in her concerts, anthologies, prose writings, releases, interviews), Adriana conciliates in her labor discussions about those contents. Therefore, in her exertion she brings together her autobiography, the history of popular song and observations about nationality sense. Mainly, this study starts with the relations that Adriana establishes with the Tropicália movement by the figure of Caetano Veloso, in order to comprehend how this diction of the artist constituted itself. For this, the Antonio Cicero’s notions of the “nowness” and the popular music “evolution line” and the Luiz Tatit’s studies about the songwriting and songwriter are as essential as the Oswald de Andrade’s idea of anthropophagy.

Keywords: Adriana Calcanhotto; Caetano Veloso; Brazilian popular music; Brazil.

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Adauri Bastos

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia 

Secretário: Renato Martins e Silva
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