Discente: Rodrigo da Motta Dias

Título da dissertação: Anáfora indireta como recurso textual-discursivo na produção do humor em tiras cômicas

Orientador(a): Leonor Werneck dos Santos

Este trabalho tem por objetivo investigar o caráter textual-discursivo das anáforas indiretas como elementos constitutivos na construção de sentido de textos multimodais, analisando tiras cômicas. Para isso, faz-se uma revisitação aos conceitos de gênero textual, buscando apresentar um panorama das contribuições dos estudos linguísticos acerca dos gêneros, e de texto, ampliando o conceito para local de construção de sentido em situações sociocognitivas de interação (KOCH, 2015), abarcando assim a interrelação de múltiplas semioses. Levantase como hipótese dessa pesquisa o uso de anáforas indiretas em tiras cômicas como estratégia linguística na composição da multimodalidade, utilizada tanto como elemento coesivo para o encadeamento da narrativa, quanto para a construção do sentido e da comicidade (CAPISTRANO, 2017). Assim, discute-se a relevância das características desse processo de referenciação, como a recategorização do objeto do discurso (MONDADA E DUBOIS, 2003) e a ancoragem em elementos (não)verbais (RAMOS, 2012). Os dados apresentam ocorrências de anáforas indiretas em tiras da Mafalda, do cartunista argentino Quino. Os resultados apontam para o caráter textual-discursivo desse processo de referenciação, mostrando que, para a produção do humor em textos multimodais, as AIs são construídas por meios de processos cognitivos que, no texto multimodal, necessitam da compreensão do texto, do cotexto (diálogo entre a linguagem verbal e linguagem não verbal) e do contexto (conhecimento de mundo e enciclopédico dos interlocutores).

Palavras-chave: Linguística de Texto; referenciação; anáfora indireta; humor; tiras cômicas.

Abstract

This research aims to investigate the textual-discursive nature of indirect anaphors as constitutive elements in the construction of meaning in multimodal texts, analyzing comic strips. In order to do so, the concepts of textual genre are reviewed, seeking to present an overview of the contribution of linguistics studies regarding genre, and text, enlarging the concept for the construction of meaning in interactive sociocognitive situations (KOCH, 2015), therefore encompassing the interrelationship of multiple semiosis. The hypothesis of this research is that indirect anaphora is used as a language strategy in comic strips in the composition of multimodality, being a cohesive element to the narrative chaining as well as to the construction of meaning and humor. (CAPISTRANO, 2017). Thus, the relevance of the characteristics of that referencing process is discussed, such as the recategorization of the object of the discourse (MONDADA and DUBOIS, 2003) and anchorage in (non-)verbal elements (RAMOS, 2012). The data present occurrences of indirect anaphora in Mafalda’s comic strips, by Quino. The results point to the textual-discursive nature of the referencing process, showing that, for the construction of humor in multimodal texts, the IAs are developed through cognitive processes that, in the multimodal text, require the understanding of the text, cotext (relation between verbal language and non-verbal language), and context (background knowledge of the readers).

Keywords: Text Linguistics; referring process; indirect anaphora; humor; comic strips.

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia