Discente: Felipe Fernandes Ribeiro

Título da dissertação: A escrita literária no século XXI: um estudo comparado das obras Até o dia em que o cão morreu e Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera

Orientador(a): Adauri Silva Bastos

Ano da defesa: 2019

Páginas: 101

Resumo:

Esta dissertação tem por objetivo traçar uma leitura das obras de Daniel Galera a partir do viés da teoria da literatura. Logo, estudar os livros Até o dia em que o cão morreu (2007) e Barba ensopada de sangue (2012) reflete uma aproximação maior com a produção literária, de modo a compreender a relação entre a escrita, dentro do contexto do século XXI, e a realidade que irrompe de cada página em branco, ora preenchida por palavras, ora por questionamentos que contemplam diferentes perspectivas. Portanto, a fim de vislumbrar a literatura de Galera, buscamos pensar o processo ficcional e observar a potência criativa de sua linguagem. A metodologia tem como pressuposto o aprofundamento de referenciais teóricos e a análise crítica de romances. Para tanto, percebemos a necessidade de utilizar conceitos de vários estudiosos com o intuito de construir uma base teórica que possa dar conta do assunto. Entre as referências encontramse Antonio Candido, Hans Robert Jauss, Jean-Paul Sartre, Karl Erik Schøllhammer, Leyla Perrone-Moisés, Mikhail Bakhtin, Regina Dalcastagnè, Regina Zilberman, Umberto Eco e Wolfgang Iser. Cabe ressaltar que nosso trabalho se propõe a servir de fomento a investigações subsequentes e se apresenta como passível de desdobrar-se em outras leituras, contribuindo, assim, para o aprofundamento da reflexão sobre a ficção brasileira contemporânea. Afinal, é por meio da pesquisa que se torna possível encontrar o caminho para se aproximar do conhecimento e aperfeiçoá-lo.

Palavras-chave: Daniel Galera; estudos de narrativa; ficção brasileira contemporânea.

Abstract:

This dissertation intends to read Daniel Galera’s works through the perspective of the literary theory. Consequently, studying the books Até o dia em que o cão morreu (2007) and Barba ensopada de sangue (2012) reflects a bigger approach to the literary production, in order to comprehend the relation between the act of writing, within the context of 21st century, and the reality which overflows from each blank page, either it is filled in with words, or with questions that contemplate different perspectives. Therefore, with the purpose of glimpsing Galera’s literature, we attempt to think his fictional process and observe the creative force of his language. Its methodology consists in the investigation of theoretical references and the critical analysis of novels. For this reason, we realized the necessity of using concepts of many scholars with the aim of building a theoretical base which is able to deal with the assumption. Among the references, there are Antonio Candido, Hans Robert Jauss, Jean-Paul Sartre, Karl Erik Schøllhammer, Leyla PerroneMoisés, Mikhail Bakhtin, Regina Dalcastagnè, Regina Zilberman, Umberto Eco e Wolfgang Iser. It should be emphasized that our work is intended to stimulate subsequent research and presents itself as capable of unfolding in other readings, thus contributing to the deepening of the reflection on contemporary Brazilian fiction. After all, it is through research that it becomes possible to find the way to approach knowledge and perfect it.

Keywords: Daniel Galera; narrative studies; contemporary Brazilian literature.

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Adauri Bastos

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia 

Secretário: Renato Martins e Silva
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