Discente: Fernanda Estiges Toledo

Título da dissertação: O casamento: o percurso do Nelson Rodrigues romancista

Orientador(a): Adauri Silva Bastos

A proposta desta dissertação de mestrado é analisar O casamento, de Nelson Rodrigues, visando à ampliação da fortuna crítica desse romance, uma vez que a maioria das abordagens da obra do autor dedica-se à sua dramaturgia, pouco se sabendo sobre seu trabalho como romancista. Para isso, realizamos um breve retrospecto de sua carreira de jornalista e escritor, com o intuito de desvendar certas idiossincrasias que permeiam a narrativa aqui enfocada. No mesmo movimento, recorremos à sua vida pessoal, da qual diversos fatos serviram de ponto de partida para seus enredos. Ao empreender tal retrospectiva, delineamos igualmente sua trajetória ficcional e verificamos que avanços lhe possibilitaram chegar àquilo que, segundo nossa pesquisa, se configura como sua maturidade enquanto romancista. Concretamente, abordamos seu ingresso no mundo ficcional com seus folhetins, que exerceram considerável influência sobre o jornalista e apresentam uma carga dramática verificável tanto em suas peças de teatro quanto em seus romances. Em seguida, traçamos um paralelo entre seu primeiro romance – A mentira – e o romance aqui estudado, sabendo que uma comparação entre os dois pode contribuir para lançar luzes sobre o progresso do autor como romancista. Igualmente importante, vimos de que maneira o leitor interfere na recepção da obra. Por fim, analisamos de que modo o trágico e o cômico operam no romance. Esses elementos, apesar de muito comuns em sua dramaturgia, chamam-nos atenção justamente por aparecerem no gênero romance. Dessa forma, esperamos demonstrar a relevância do trabalho de Nelson Rodrigues como romancista, considerando não só a influência de seus demais escritos sobre O casamento, mas também a habilidade com que o escritor funde os diferentes gêneros com que lida, para desenvolver o que podemos chamar, sem concessão, de estilo único.

Palavras-chave: romance; literatura; recepção; trágico; cômico.

The aim of this masters dissertation is to analyze O casamento, by Nelson Rodrigues, intending to broaden the critical fortune of this novel, since most of the approaches of the author’s work are devoted to his dramaturgy and very little is known about his production as a novelist. In this regard, we are going to present a short retrospective of his career as a journalist and writer, in order to reveal some idiosyncrasies that permeate the narrative here focused. At the same time, we look to his personal life, from which several facts were used as starting points for his plots. In undertaking such a retrospective, we can outline his fictional path and find the advances that have enabled him to reach what is, according to our research, his maturity as a novelist. We address specifically his debut in the world of fiction with his feuilletons, which had a considerable influence on his work as a journalist and present a dramatic charge verifiable both in his plays and in his novels. Then we draw a parallel between his first novel – A mentira – and the novel here studied, knowing that a comparison between the two can contribute to shed light on the progress of the author as a novelist. Equally important, we see how the reader interferes with the reception of the novel. Finally, we analyze how the tragic and the comic operate in it. These elements, very common in his dramaturgy, have called our attention precisely because they also appear in his novels. Therefore, we hope to demonstrate the relevance of Nelson Rodrigues’ work as a novelist, considering not only the influence of his other writings on O casamento, but also his ability to merge different genres to develop what we can call a unique style.

Keywords: novel; literature; reception; tragedy; comic.

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia