Discente: Fernanda Fabiana Silva da Rosa

Título da dissertação: A influência da monitoração estilísitca na concordância nominal de número interna ao SN

Orientador(a):  Silvia Rodrigues Vieira

Este trabalho focaliza a concordância nominal de número interna ao SN em uma variedade do Português Brasileiro à luz da Sociolinguística. Trata-se de uma pesquisa que adota as perspectivas atomística (análise de cada vocábulo do SN) e não atomística (análise de SNs inteiros) para o estudo de corpus construído a partir da gravação de conversas em contexto espontâneo e semiespontâneo com moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A hipótese geral que motiva a realização desta pesquisa é a de que os altos índices de concordância obtidos em pesquisas anteriores podem ter sido influenciados pelo registro monitorado/semiespontâneo. A partir da coleta dos dados produzidos em gravações secretas e em entrevistas sociolinguísticas, podem-se verificar os índices gerais de concordância em um e outro registro e o desempenho específico de cada informante nos registros considerados. Ademais, testou-se a atuação das variáveis sociais e linguísticas já consagradas na literatura sobre o tema. A hipótese inicial para a atuação da mudança de registro foi confirmada. Na análise atomística, o contexto semiespontâneo apresentou índice de marcação de plural consideravelmente mais elevado (91,8%) do que o espontâneo (67,9 %), tendência que se repetiu na análise não atomística – 86,1% de concordância padrão no registro semiespontâneo e 51,5%, no espontâneo.

Palavras-chave: Monitoração estilística; concordância nominal; Sociolinguística.

Abstract

This work focus on plural agreement within Noun Phrases (NP) in a Brazilian Portuguese variety, based on Sociolinguistics studies. This research embraces atomistic (each word in NP analysis) and non-atomistic (full NP analysis) for studies of a corpus built out of spontaneous and semi-spontaneous recorded speeches, featured by Rio de Janeiro’s West Zone inhabitants. This work’s motivation is the general hypothesis that monitored/semi-spontaneous record could have influenced high levels of agreement obtained on previous researches. Collecting data generated on secret recordings and sociolinguistics interviews enabled verifying general agreement rates in one and another, plus specific performance of each informer on considered records. Furthermore, we tested the action of social and linguistic variants long-standing in relevant literature on this theme. The initial hypothesis for the action of record’s change was confirmed. Due to atomistic analysis, semi-spontaneous context showed plural agreement rate significantly higher (91,8%) than spontaneous context (67,9%). This move occurred on non-atomistic analysis as well – 86,1% of standard agreement on semi-spontaneous records and 51,5% on the spontaneous one.

Keywords: Stylistic monitoring; nominal agreement; Sociolinguistics.

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 12h às 16h, na sala F-319.