Discente:Fernanda Andrade Souza

Título da dissertação: Referenciação e humor em crônicas de Luis Fernando Verissimo

Orientador(a): Leonor Werneck dos Santos

Esta pesquisa discute como as estratégias de referenciação, em especial as anáforas diretas, colaboram na construção do humor em crônicas de Luis Fernando Verissimo. Para isso, faz-se uma revisitação aos conceitos de texto, gêneros textuais, referenciação e humor, buscando apresentar a contribuição desses conceitos para os estudos linguísticos e para a construção de conceitos e sentidos nos textos. Com base em alguns teóricos da área como Marcuschi (1998, 2006, 2008), Koch (2002, 2004, 2006), Santos (2015), Travaglia (1990), Propp (1992), Possenti (1998, 2001, 2018), esta pesquisa tem o objetivo de analisar de que maneira os processos referenciais, mais precisamente as anáforas diretas, contribuem para o humor e para a construção dos personagens em crônicas narrativas de Verissimo. Além disso, apresentaremos algumas propostas de atividades para turmas de Ensino Fundamental ou Médio, dependendo do aprofundamento que se deseja alcançar, como uma maneira de colaborar com o ensino de Língua Portuguesa, sugerindo atividades de intepretação e análise linguística. Os resultados apontam para o caráter textual-discursivo do processo de referenciação e mostram que as anáforas diretas e as pistas textuais, são fundamentais para a construção dos personagens e para o humor presente em crônicas, que vem associado a uma crítica ao comportamento humano.

Palavras-chave: Linguística de Texto; referenciação; anáfora direta; humor; crônicas; Luis Fernando Verissimo.

This research discusses how referencing strategies, especially direct anaphora, collaborate in the construction of humor in Luis Fernando Verissimo’s chronicles. To do so, we revisit the concepts of text, textual genres, referencing process and humor, seeking to present the contribution of these concepts to linguistic studies and to the construction of concepts and meaning in texts. Based on some theorists of the area such as Marcuschi (1998, 2006, 2008), Koch (2002, 2004, 2006), Santos (2015), Travaglia (1990), Propp (1992), Possenti (1998, 2001, 2018), this research has the objective of analyzing how the referential processes, more precisely the direct anaphora, contribute to the humor and the construction of the characters in Verissimo’s narrative chronicles. Besides that, we will present some activities for the primary and high school, depending on the deepening that one wishes to achieve, as a way of collaborating with the Portuguese language teaching, suggesting activities of interpretation and linguistic analysis. The results point to the textual-discursive character of the referencing process and show that the direct anaphora, together with the textual clues, are fundamental for the characters construction and for the humor present in chronicles, which is associated with a critique of human behavior.

Keywords:Text Linguistics; referencing process; direct anaphora; humor; chronic; Luis Fernando Verissimo.