Discente: Sofia Glória de Almeida Soares

Título da dissertação: A janela, o quadro, o poema: a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen em diálogo com a pintura

Orientador(a): Sofia Maria de Sousa Silva Coorientador(a): Mônica Genelhu Fagundes

É possível observar que na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen há um número considerável de textos que de alguma forma fazem menção a outras modalidades de arte, obras e artistas. Trata-se de uma poética com forte apelo visual, em que a imagem da janela é frequentemente evocada e adquire grande relevância. Ao longo desta investigação, buscamos demonstrar que uma concepção pictórica de escrita perpassa a obra de Sophia. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o diálogo estabelecido entre essa poesia e a pintura (e seus desdobramentos) por meio da teoria do quadro como janela, desenvolvida por Leon Battista Alberti, importante nome do Renascimento italiano. A partir desse ponto de vista, observamos que esse diálogo se dá de duas maneiras principais nos textos: como procedimento e como tema.

Abstract

There is a number of texts in Sophia de Mello Breyner Andresen’s poetry that somehow mention other art techniques, works and artists. This poetics has a strong visual appeal that often evokes the image of the window, which is of great relevance. Our study demonstrates a pictorial conception of writing that permeates Sophia’s texts. It is from the theory of painting as a window, which was conceived by the Italian Renaissance artist Leon Battista Alberti, that we analyze the relation between poetry, painting, and their unfoldings. From this point of view, we observe that this discussion occurs in two main ways: both as a process and as a theme.