Discente: Luana Vasconcellos Teixeira

Título da dissertação: Lucciolas (Gonçalo M. Tavares Sobrevivência e Resistência)

Orientador(a): Gumercinda Nascimento Gonda

Considerando a perspectiva da sombra na qual a luz se propaga, nos propomos a analisar a tetralogia O Reino, do autor português Gonçalo M. Tavares, composta pelos romances Jerusalém (2006), Um homem: Klaus Klump (2007), Aprender a rezar na Era da Técnica (2008) e A máquina de Joseph Walser (2010), a fim de demonstrar a relevância das personagens femininas na obra, aproximando-as das lucciolas (pequenas luzes), como defende Georges Didi-Huberman em Sobrevivência dos vaga-lumes (2011) procura, deste modo, evidenciar os aspectos de Sobrevivência e Resistência do feminino em meio ao contexto de conflito. Ajudam-nos a refletir sobre o tema autores como Georg Lukács, Walter Benjamin, Maurice Blanchot, Theodor W. Adorno, Jacques Lacan, Michel Foucault, Gilles Deleuze, entre outros.

Palavras-chave: Gonçalo M. Tavares; Sobrevivência; Resistência; Feminino; Literatura Portuguesa.

Abstract

Considering the perspective of the shadow in which the light propagates, we propose to analyze the tetralogy The Kingdom of the Portuguese author Gonçalo M. Tavares, composed by the novels Jerusalém (2006), Um homem: Klaus Klump (2007), Aprender a rezar na Era da Técnica (2008), and A máquina de Joseph Walser (2010), in order to demonstrate the relevance of the female characters in the work, lucciolas (small lights), as advocated by Georges Didi-Huberman in Sobrevivência dos vaga-lumes (2011). Seeks to highlight the aspects of Survival and Resistance of the feminine in the context of conflict. They help us reflect on the theme of authors like Georg Lukács, Walter Benjamin, Maurice Blanchot, Theodor W. Adorno, Jacques Lacan, Michel Foucault, Gilles Deleuze, among others.

Keywords: Gonçalo M. Tavares; Survival; Resistance; Female; Portuguese Literature.