Discente: Matthews Carvalho Rocha Cirne

Título da dissertação: As metamorfoses do anjo em Rilkeana, de Ana Hatherly

Orientador(a): Jorge Fernandes da Silveira

Ano da defesa: 2018

Esta dissertação tem por objetivo evidenciar os mecanismos de escrita de Ana Hatherly, especificamente no que concerne à plagiotropia, no livro Rilkeana (1999). Através de uma abordagem dialógica, as variações e subvariações elegíacas confrontam a temporalidade da escrita no gesto de revisitação crítica do passado, questionando a finitude do homem. Como método de pesquisa, relaciona-se a poesia hatherliana com as obras de outros poetas que fazem parte da tradição, além da poesia de Rainer Maria Rilke, cuja recepção em Portugal é perceptível na figura do anjo desde o neorrealismo. Com base nas obras de Octavio Paz, Hannah Arendt e alguns filósofos franceses, como Jean-Luc Nancy, Maurice Blanchot e Gilles Deleuze, explica-se de que forma o angelismo se faz presente nessa poesia e como a figura alada se metamorfoseia, pondo o leitor em contato com diversos discursos, como o religioso e o amoroso, labirinticamente. As transgressões discursivas da precursora da poesia experimental portuguesa revelam a ludicidade e o rigor desta obra, demarcando a sua originalidade ao explorar plasticamente os limites da palavra como um exercício de liberdade.

Palavras-chave: Plagiotropia; Dialogismo; Tradição; Angelismo; Metamorfose.

The objective of this study is to identify the points of contact between the fictional texts and the texts of opinion of the Mozambican writer Mia Couto, in particular in the works Cronicando (1991) and Pensatempos (2005). Starting from some characteristics that unite the fictionist and the essayist we will try to understand "that Africa writes" Mia Couto. We emphasize in the analysis the perspectives of diversity and mobility with which, by the approach of the notion of “ order”, Mia Couto presents the relations that the continent and Mozambique establish between the local and the global. Finally, we observe the writings that bind the writer to the biologist.

Keywords: Plagiotropia; Dialogism; Tradition; Angelism; Metamorphosis.

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia