Discente: Leandro Braga di Salvo

Título da dissertação: O herói e o bode expiatório na tragicomédia de Dias Gomes

Orientador(a): Anélia Montechiari Pietrani

Ano da defesa: 2018

Diante da riqueza dos enredos das peças teatrais de Dias Gomes, que tão bem dialogam com a realidade brasileira, este trabalho tem como objetivo principal analisar como o herói e o bode expiatório podem ser percebidos em algumas das peças do escritor e como essa relação evidencia questões político-sociais em que herói e bode expiatório se confundem. As bases teóricas foram estabelecidas a partir da construção dos conceitos de herói (KOTHE, 1987; ROSENFELD, 1982), bode expiatório (FRYE, 2004; GIRARD, 2011; PEREIRA, 1986) e também da tragicomédia (BLOOM, 1998; SOUZA; 2006), que caracterizam as obras selecionadas. Para o estudo desses conceitos, serão tomados como corpus literário quatro peças escritas pelo autor: O pagador de promessas (1989), O santo inquérito (1989), As primícias (1977) e O berço do herói (1999). A análise interpretativa das peças propostas indica personagens complexos, vistos de uma perspectiva tragicômica, em que o herói (muitas vezes um marginalizado como muitos brasileiros) executa alguma tarefa para a melhoria de sua vida ou da vida de sua comunidade e acaba padecendo diante de um poder maior que oprime os cidadãos de diversas formas. O teatro de Dias Gomes pode até entreter, mas é, acima de tudo, um teatro de alerta, de conscientização; daí a relevância da dramaturgia de Dias Gomes para o teatro brasileiro e também para o enriquecimento da literatura brasileira.

Palavras-chave: Dias Gomes, teatro, literatura brasileira, herói, bode expiatório.

From the richness of plot of Dias Gomes’ plays, which so intensely connect to Brazilian reality, this research aims to analyze how the hero and the scapegoat can be seen in some of the writer’s plays and how this relation emphasizes social and political questions in what the hero and the scapegoat are seen as one. For the establishment of the theoretical bases, the concepts that shape the selected texts such as “hero” (KOTHE, 1987; ROSENFELD, 1982), “scapegoat” (FRYE, 2004; GIRARD, 2011; PEREIRA, 1986) and tragicomedy (BLOOM, 1998; SOUZA; 2006) were used. The development of the analysis will focus on four of the author’s plays: O pagador de promessas (1989), O santo inquérito (1989), As primícias (1977) e O berço do herói (1999). The study of these proposed plays presents complex characters by a tragicomic point of view in which the hero (in many occasions refering to an excluded person like many Brazilians) performs an action to improve his own life or the community’s lives but this individual is destroyed by a huge power that oppresses citizens in different ways. Dias Gomes’ plays can be considered as entertainment but, above all, they call attention and make people aware about these subjects; that is why Dias Gomes’ plays are so relevant to Brazilian theatre and also contribute to the enrichment of Brazilian literature.

Keywords: Dias Gomes, theatre, Brazilian literature, hero, scapegoat

Vice-coordenadora: Prof. Dra. Maria Eugenia Lammoglia

Secretária: Maria Goretti Mello

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 12h às 16h, na sala F-319.