O processo de internacionalização do PPGLEV se faz de parcerias consolidadas desde longa data e outras em vias de afirmação. Os muitos acordos de cooperação estabelecidos constituem a base de uma atuação que se desdobra em atividades como:

a) integração a diferentes grupos de pesquisa internacionais;

b) participação em eventos de caráter internacional;

c) publicação de trabalhos no exterior;

d) estadas de docentes em instituições estrangeiras para desenvolver pesquisas, proferir palestras e ministrar cursos;

e) realização de estágios de doutorado-sanduíche no exterior;

f) acolhida de docentes vinculados a instituições estrangeiras, para realizar pesquisas, fazer conferências e ministrar cursos;

g) acolhida de estudantes de pós-graduação vinculados a instituições estrangeiras, para realizar pesquisas no Brasil.

Em 2018, o PPGLEV se juntou aos demais programas de pós-graduação da UFRJ na concepção do PrInt-CAPES da universidade. Concomitantemente, elaborou o projeto de pesquisa “Vozes e escritas nos diferentes espaços da língua portuguesa”, que integra e potencializa as atividades de internacionalização de suas três áreas de concentração.

O projeto, a ser desenvolvido durante o quadriênio 2019-2022, tem sido muito recebido no exterior. Já em sua primeira fase, conta com a adesão de 28 pesquisadores residentes em seis diferentes países, vinculados a nove instituições com um longo histórico de convênios com o PPGLEV: Universidad de Salamanca, Universidade de Lisboa, Université Paris Saclay, Universidad de Santiago de Compostela, Freie Universität Berlin, Sorbonne Université, State University of New York (Stone Brook), Universidad de Buenos Aires e Universidade de Coimbra.

É de se frisar a pertinência de o PPGLEV propor esse projeto; afinal, trata-se de um programa de pós-graduação com uma composição rara: aproximadamente metade de seus integrantes é de Língua Portuguesa, um quarto se atém à Literatura Brasileira e um quarto se dedica às Literaturas Portuguesa e Africanas. Acostumados a atuar conjuntamente e dados a uma interlocução constante com colegas do exterior, esses pesquisadores certamente reúnem a competência e a legitimidade necessárias ao desenvolvimento da proposta.

No âmbito do PPGLEV, o projeto contará com a participação de docentes e discentes, o que será possível graças às atividades planejadas, a se desenvolverem tanto no exterior quanto na própria Faculdade de Letras da UFRJ.

1) Realização de quatro missões no exterior (duas em 2019 e duas em 2021), com o objetivo de os representantes do PPGLEV se reunirem com os membros das equipes vinculadas às IES parceiras localizadas nos países de destino, de modo a reforçar os laços e organizar a participação nas publicações e eventos do projeto.

2) Publicação de quatro números especiais, em inglês, da Diadorim – Revista de Estudos Linguísticos e Literários (em 2019, 2020, 2021 e 2022), constituídos de artigos decorrentes das pesquisas empreendidas pelos participantes do projeto vinculados à UFRJ e às demais instituições parceiras.

3) Organização de um congresso internacional com periodicidade bianual(em 2020 e 2022) na Faculdade de Letras da UFRJ, com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior.

4) Filmagem, edição e legendagem (em inglês) de dois cursinhos de verão (em 2019 e 2020), a serem ministrados por professores das três áreas de concentração do PPGLEV, cujas gravações ficarão disponíveis neste site.

5) Lançamento de um edital por ano para concessão de duas bolsas de doutorado-sanduíche a alunos do PPGLEV.

6) Lançamento de edital para concessão de duas bolsas de professor visitante júnior no exterior (em 2019 e 2021) a docentes do PPGLEV.

7) Lançamento de edital para concessão de duas bolsas de professor visitante sênior no exterior (em 2020 e 2022) a docentes do PPGLEV.

8) Lançamento de edital para concessão de duas bolsas de professor visitante no Brasil, em 2019 e 2021.

O PPGLEV vê a realização desse projeto como oportunidade de reforçar os intercâmbios em curso e inaugurar novas parcerias. Dessa forma, reforçará sua presença no meio acadêmico mundial, tanto quanto absorverá de maneira mais direta conhecimentos desenvolvidos em diferentes pontos do planeta.

Além disso, o esforço contribuirá para ampliar a luz que incide sobre o sexto idioma mais falado do planeta, uma vez que aprofundará a pesquisa de suas manifestações nos países que o têm como língua oficial e de sua presença nas universidades estrangeiras que contam com estudiosos de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Adauri Bastos

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia 

Secretário: Renato Martins e Silva
posvernaculas@letras.ufrj.br

Atendimento

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 12h às 16h, na sala F-319.

Endereço

Programa de Pós-Graduação em Letras  (Letras Vernáculas)
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F-319
Cidade Universitária — CEP 21941-917
Rio de Janeiro — RJ