Discente: Letícia Fionda Campos

Título da tese: Pathos: As emoções em manchetes e manchetinhas do jornal “Meia Hora”

Orientador(a): Lúcia Helena Martins Gouvêa

Ano da defesa: 2020

Páginas: 227

Resumo:

Esta pesquisa tem como proposta estudar o pathos em textos informativos midiáticos, trabalhando especificamente com manchetes e manchetinhas publicadas no jornal “Meia Hora”, do Rio de Janeiro, nos meses de abril a julho de 2016, totalizando cem capas do jornal, que compõem o corpus. Neste trabalho, almeja-se mostrar que o pathos é um componente discursivo que pode estar presente em textos informativos. De maneira sucinta, na Análise do Discurso preconizada por Patrick Charaudeau, pathos é uma noção “utilizada para assinalar as discursivizações que funcionam sobre efeitos emocionais com fins estratégicos” (CHARAUDEAU & MAINGUENEAU, 2012). Neste sentido, pode-se afirmar que, consoante a perspectiva teórica do linguista, a emoção no discurso é categorizada como patemização. No que concerne ao embasamento teórico, este trabalho se fundamenta na Análise do Discurso de linha francesa, especificamente, na Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau. Sobre a patemização como uma categoria de efeito e a organização do universo de patemização, recorrer-se-á aos textos do autor publicados em MACHADO e MENDES (2007, 2010). Os conceitos de contrato de comunicação e de modos de organização do discurso serão estudados pela publicação em Patrick Charaudeau (1992, 2008). Acerca do léxico das emoções e dos enunciados de emoções (pathos), Christian Plantin (2010) servirá de apoio. Ainda serão usados como base teórica desta investigação, conceitos e ideias propostos por Aristóteles (2012) acerca da configuração da Retórica, envolvendo os conceitos de ethos, logos e pathos. Estudos de Lúcia Helena Martins Gouvêa (2016) e de outros pesquisadores sobre o fenômeno da patemização também apoiarão o trabalho.

Palavras-chave: Semiolinguística; pathos; emoções; discurso; jornal.

Abstract:

This research aims at studying pathos in media informative texts, working specifically with headlines and subheadlines published in the newspaper “Meia Hora”, from Rio de Janeiro, April through July 2016, totaling one hundred covers of the newspaper, which compose the corpus. This paper intends to show that pathos is a discursive component that may be present in informative texts. Briefly, in the Discourse Analysis advocated by Patrick Charaudeau, pathos is a notion “used to signal discursivizations that work on emotional effects for strategic purposes” (CHARAUDEAU & MAINGUENEAU, 2012). In this sense, it can be said that, depending on the linguist's theoretical perspective, emotion in discourse is categorized as patemization. Concerning the theoretical basis, this work is centered on the French Discourse Analysis, specifically, on Patrick Charaudeau's Semiolinguistics of Discourse. Regarding patemization as an effect category and the organization of the universe of patemization, the author's texts published in MACHADO and MENDES (2007, 2010) will be used. The concepts of Communicative contract and Mode of speech organization will be studied by means of the publication by Patrick Charaudeau (1992, 2008). With reference to lexicon of emotions and statements of emotions (pathos), Christian Plantin (2010) will serve as support. This research will also use as theoretical foundations the concepts and ideas proposed by Aristotle (2012) on the configuration of Rhetoric, involving the concepts of ethos, logos and pathos. Studies by Lucia Helena Martins Gouvêa (2016) and other researchers about the phenomenon of patemization will also support this work.

Keywords: Semiolinguistics; pathos; emotions; discourse; newspaper.

Coordenação

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Eliete Figueira Batista da Silveira 

Secretário: Renato Martins e Silva
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