Discente: Luiz Herculano de Sousa Guilherme
Título da tese: Comparação estruturada por conectores nos manuais de Português Língua Estrangeira(PLE): uma proposta de revisão à luz do funcionalismo
Orientador(a): Violeta Virginia Rodrigues
Co-orientador(a): Marcelo da Silva Amorim
Ano da defesa: 2020
Páginas: 164
Resumo:
A demanda por ensino de Língua Portuguesa no mundo aumentou bastante nos últimos quinze anos. Tal fato favoreceu o crescimento de pesquisas e trabalhos na área do ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) direcionados à descrição linguística e cultural em torno do Português. Nesse cenário, insere-se este trabalho que tem como tema central a comparação estruturada por conectores, à luz das pesquisas realizadas por Rodrigues (2001, 2009, 2010, 2013 e 2014) e Rodrigues e Tota (2013), contrastando-as ao tratamento dado à comparação pelas gramáticas normativas (GT). Constitui-se também como aporte teórico deste estudo a teoria funcionalista, que leva em conta a visão de língua em uso; para tal abordagem usamos como base a proposta de Moura Neves (1997). Assim, esta tese objetiva propor uma descrição do fenômeno linguístico da comparação estruturada por conectores a partir daquilo que encontramos nos manuais de PLE. A análise realizada tem como corpus vinte e cinco manuais de PLE, comercializados e oriundos de projetos acadêmicos, nos quais se verificaram a presença e/ou ausência destas estruturas, estratégias e trechos que abordassem a comparação. Com base nesta análise, pudemos confirmar que nossa hipótese inicial de que os manuais não abordam este tema de modo a vê-lo como uma ferramenta linguística, discursiva e interacional confirmou-se, reforçando a necessidade de propor novas estratégias e/ou abordagens para o tema, de forma a construir uma nova perspectiva centrada no uso das estruturas comparativas.
Palavras-chave: comparação, Funcionalismo, PLE.
Abstract:
The demand for the teaching of Portuguese language around the world has greatly increased in the past fifteen years. This fact promoted the development of studies in the area of teaching of Portuguese as a Foreign Language (PFL), the purpose of which is to linguistically and culturally describe the environment of Portuguese language. In this scenario is to be regarded this doctoral dissertation, which holds as its main subject the phenomenon of comparison as structured by connectors, in light of the research projects conducted by Rodrigues (2001; 2009; 2010; 2013; 2014) and Rodrigues e Tota (2013), contrasting them to the treatment given to comparison by normative grammar handbooks. This dissertation is also based on the functionalist theories, which take into account the perspective of the language in use; for such an approach, we lay our foundations on the proposals by Moura Neves (1997). Thus, this work aims at the description of the linguistic phenomenon of comparison as structured by connectors, taking descriptions found in PFL handbooks as a point of departure. The analysis undertaken here scrutinizes a corpus comprised of twenty-five PLE handbooks – which are the outcome of academic project and available for purchase – in which the presence/absence of such structures, strategies and procedures addressing comparison can be found. Therefrom we could find evidence to confirm our initial hypothesis that the aforementioned handbooks do not approach the phenomenon of comparison in a way that addresses it as a linguistic, discursive and interactive tool. That reinforces the need to propose new strategies to approach this theme, in order to construct a new perspective centered on the use of comparative structures.
Keywords: comparison, functionalism, PFL.