Discente: Dennis da Silva Castanheira

Título da tese: Anáforas encapsuladoras e contrução do gênero Entrevista: análise Textual-Funcional

Orientador(a): Leonor Werneck dos Santos

Coorientador(a): Maria Maura da Conceição Cezario

Ano da defesa: 2020

Páginas: 255

Resumo:

Esta Tese discute o uso de anáforas encapsuladoras e seu papel na construção do gênero entrevista a partir da análise dos seus planos temático, estilístico e composicional (cf. BAKHTIN, 1997[1979]). Utilizamos, para fundamentá-la, a interface entre a Linguística de Texto e o Funcionalismo norte-americano, abordagens sociocognitivas e interacionais. Metodologicamente, partimos de uma abordagem qualitativa e quantitativa, selecionando 24 entrevistas publicadas nas revistas Exame e Veja nos anos de 2018 e 2019 sobre três temas: cultura, economia e política. Nossa análise envolve, além dos temas, as partes da entrevista e o mapeamento dos encapsulamentos funcional (organização/ interação textual, grau de subjetividade, grau de novidade, natureza fórica e multifuncionalidade) e formalmente (posição na oração e tamanho do SN). Os resultados indicaram que tais elementos são usados a partir do entrelaçamento entre discurso e gramática e que podem ser relacionados à construção do gênero, pois eles apresentam diferentes tendências de uso a depender do tema e da parte da entrevista. Por fim, sugerimos propostas pedagógicas de abordagem dos resultados encontrados, a partir da interseção da interface teórica aqui defendida com o ensino.

Palavras-chave: anáforas encapsuladoras; gênero entrevista; Linguística de Texto; Funcionalismo norte-americano; ensino de português.

Abstract:

The Thesis investigates the use of encapsulating anaphors and their role in the construction of the genre interview by the analysis of its thematic, stylistic and compositional plans (cf. BAKHTIN, 1997 [1979]). The theoretical interface between Text Linguistics and North American Functionalism, socio-cognitive and interactional approaches, is used to support the research. We selected 24 interviews published in Exame and Veja magazines in the years 2018 and 2019. The interviews were on three themes: culture, economics and politics. Our analysis also involves the study of parts of the interview and the mapping of the functional (organization / textual interaction, degree of subjectivity, degree of innovation, phoric nature and multifunctionality) and formal (position in the sentence and size of the NP) aspects of encapsulations. Results indicated that such elements are used according to the intertwining between discourse and grammar and that they can be related to the construction of the interview genre, as they present different usage trends depending on the theme and part of the interview. Finally, based on the results, we suggest pedagogical interventions in line with the chosen theoretical interface.

Keywords: encapsulating anaphors; genre interview; Text Linguistics; North American functionalism; Portuguese teaching.

Coordenação

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Eliete Figueira Batista da Silveira 

Secretário: Renato Martins e Silva
posvernaculas@letras.ufrj.br

Atendimento

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, na sala F-319.

Endereço

Programa de Pós-Graduação em Letras  (Letras Vernáculas)
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F-319
Cidade Universitária — CEP 21941-917
Rio de Janeiro — RJ