Discente: Rafael da Silva Mendes

Título da tese: A diminuta amplidão: lirismo sinistro e unidade clássico-moderna na obra poética de Dante Milano

Orientador(a): Sérgio F. Martagão Gesteira

O poeta carioca Dante Milano (1899-1991), embora contemporâneo dos agitadores culturais da Semana de Arte Moderna (1922), publica seu primeiro e único livro, Poesias (1948), tardiamente. O resultado é uma poética madura e bem estabelecida, capaz de conciliar harmonicamente diversos elementos, em princípio conflituosos, dotando a cada qual de força ambivalente: Antiguidade e modernidade, pensamento e emoção, forma e conteúdo, lirismo e obscuridade. Tais fatores se conectam com os temas trabalhados por Milano, que giram em torno do tripé sonho-amor-morte, desdobrando-se a partir deles, o que compõe nosso conceito de Lirismo sinistro. A presente tese é uma continuidade da dissertação de mestrado intitulada Em memória do esquecimento: ambivalência e imaginação na obra de Dante Milano (2015), que apresentava caráter basicamente teórico. Este trabalho, por outro lado, é um estudo crítico interpretativo das seções da Obra reunida de Dante Milano que compreendem as edições primeira e segunda de Poesias. As partes do livro, portanto, são estudadas como se fossem livros independentes, mas sempre conferindo o devido relevo à unidade da obra.

Resumé:

The carioca poet Dante Milano (1899-1991), although contemporary to the cultural agitator from the Modern Art Week (1922), publishes his first and sole book, Poesias (1948), late. The result is a mature and well-stablished poetic, able to harmoniously conciliate several normally conflicting elements, making them ambivalent forces: Antiquity and modernity, thinking and emotion, form and content, lyricism and obscurity. Such factors are connected to the themes addressed by Milano, that are centred on the tripod dream-love-death, unfolding from them, what composes our concept of Sinister Lyricism. This thesis is a continuity of the master’s dissertation entitled Em memória do esquecimento: ambivalência e imaginação na obra de Dante Milano (2015), that presented a basically theoretical character. This paper, on the other hand, is an interpretative critical study of the sections of the Obra reunida of Dante Milano that comprehend the first and second editions of Poesias. The parts of the book, then, will be studied by us as if they were independent books, but always giving the due emphasis to the piece unit.