Discente: Leonel Isac Maduro Velloso

Título da tese: “corpos de alberto e al berto”: a escrita de uma “existência de papel” Linguagem & Subjetividade

Orientador(a): Jorge Fernandes da Silveira

Partindo da seguinte afirmação de Al Berto: “Escrever, pelo menos no que me diz respeito, é um projecto que se assenta em grande parte, na maneira como estou na vida, na maneira como me vou redimensionando com o que me rodeia [...]”, esta tese tem por objetivo analisar, de maneira transversal, os modos de subjetivação escolhidos pelo poeta para a construção daquilo que ele chamou de “existência de papel”: um modus operandi ético e “profanador” de (re)pensar e escrever a subjetividade na linguagem. Para tanto, enquanto abordagem teórica, utilizar-se-ão, sempre em diálogo, principalmente, os seguintes pensadores: Giorgio Agamben, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Jonathan Culler e Maurice Blanchot.

Resumé:

À partir de la déclaration suivante de Al Berto: "Ecrire, du moins en ce qui me concerne, est un projet principalement basé sur ma vie dans la vie, la façon dont je me redimensionne avec ce qui m’entoure [...]”, cette thèse a pour objectif d'analyser de manière transversale les modes de subjectivation choisis par le poète pour la construction de ce qu'il a appelé "l'existence du papier": un mode opératoire éthique et "profane" de la (re)pensée l'écriture de la subjectivité dans langue. Pour cela, comme approche théorique, les penseurs suivants seront principalement utilisés dans le dialogue: Giorgio Agamben, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Jonathan Culler et Maurice Blanchot.