Discente: Mariana Marques de Oliveira

Título da tese: Hoje fui ver o mar: literatura e outras artes na obra de Vergílio Ferreira

Orientador(a): Luci Ruas Pereira

Ano da defesa: 2019

Páginas: 148

Resumo:

Há, na obra de Vergílio Ferreira, a presença inequívoca de uma discussão sobre a arte e as suas diversas formas de expressão: a literatura, a pintura, a música, o balé, a ginástica artística, a fotografia, a arquitetura, a gravura, a caricatura. Num mundo sem Deus, como é o da obra vergiliana, a arte ocupa o lugar onde o sujeito busca o absoluto. A proposta desta tese é ler o romance vergiliano a fim de mostrar as relações que o ser humano estabelece com a arte a partir dessa busca. Diante da profusa presença artística em sua obra, elencamos três romances para essa leitura – Cântico final (1960), Em nome da terra (1990) e Na tua face (1993) – que trazem as manifestações da pintura, da fotografia e da arte do movimento – o balé e a ginástica – em seu cerne. Além da análise das leituras ecfrásticas presentes nesses romances – A morte do Cisne, em Cântico final; um afresco de Pompeia com a figuração da deusa Flora e a gravura “Morte coroada e a cavalo”, de Albrecht Dürer, em Em nome da terra; e Les Demoiselles d'Avignon, de Pablo Picasso, em Na tua face –, pretendemos mostrar como o domínio do estético não está circunscrito exclusivamente à fruição das obras de arte no romance vergiliano, mas pertence já ao cotidiano das personagens, servindo mesmo de referência para a própria escrita literária consoante a cada caso.

Abstract:

There is, in Vergílio Ferreira’s work, an undoubtful presence of a discussion on art and its diverse means of expression: literature, painting, music, ballet, artistic gymnastics, photography, architecture, engraving, caricature. In a world without God, such as the one in Vergílio’s work, art resides where the individual searches for the absolute. This thesis proposal is to explore Vergílio’s novel in order to show the relations that the human being creates with art while engaging in that search. Against the profuse artistic presence in his work, we enumerate three novels for this reading — Cântico final (1960), Em nome da terra (1990) and Na tua face (1993) – which bring the expressions of painting, photography and the art of movement — ballet and gymnastics — in their core. Beyond the analysis of ekphrasis present in these novels — The Dying Swan, in Cântico final; a fresco from Pompeii with the Flora goddess figure and the engraving “Crowned death and on horseback”, by Albrecht Dürer, in Em nome da terra; and Les Demoiselles d'Avignon, by Pablo Picasso, in Na tua face —, we intend to illustrate how the aesthetic domain, in Vergílio’s novel, is not limited exclusively to the fruition of works of art, but, instead, already belongs to the daily routine of the characters and serving as reference for their own literary writing according to each case.

Coordenação

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Eliete Figueira Batista da Silveira 

Secretário: Renato Martins e Silva
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