Discente: Mara Pereira Mariano

Título da tese: Análise da concordância nominal na escrita de aprendizes do Fundamental II: a avaliação subjetiva e reflexões sobre o ensino

Orientador(a): Eliete Figueira Batista da Silveira

Esta pesquisa tem como objeto de investigação o fenômeno da concordância nominal na escrita de indivíduos em processo de letramento – alunos do Ensino Fundamental II da rede pública e privada da cidade do Rio de Janeiro. Esse estudo se fundamenta nos princípios da Sociolinguística laboviana. Observa-se a relação entre os usos da língua e os fatores linguísticos e sociais norteadores da variação. A análise verifica o comportamento de cada elemento constituinte dos sintagmas nominais presentes nas 469 produções textuais coletadas – análise atomística. A partir 4.100 dados, verifica-se que apenas 108 (2,7%) não apresentam a marca formal de número. O pacote de programas R-brul identifica que a ausência de marca de concordância é condicionada pelas variáveis Ano de escolaridade, Localidade, Tipo de Instituição, Posição linear e relativa do constituinte no SN e Tipologia Textual. Além da análise estatísticoprobabilística, a pesquisa realiza testes de crenças e atitudes com indivíduos de três níveis de escolaridade (alunos do 9º ano do EF II, do 3º ano do EM, dos períodos finais do nível superior e professores de Língua Portuguesa) para a verificação do status social da variante zero num texto escrito e o julgamento sobre o seu usuário. Os resultados revelam uma avaliação negativa sobre o texto com a variante desprestigiada, assim como sobre seu produtor, a despeito do nível de escolaridade dos juízes. Os professores, contudo, avaliam mais negativamente o autor dos textos sem CN padrão.

This research aims to investigate the phenomenon of nominal agreement in the writing of individuals in the process of literacy – Elementary School II students from public and private schools of the city of Rio de Janeiro. This study is based on the principles of studies of William Labov in Sociolinguistics. The relation between the uses of the language and the linguistic and social factors guiding the variation is observed. The analysis verifies the behavior of each constituent element of the Noun Phrases present in the 469 textual productions collected - atomistic analysis. From 4,100 data, it is verified that only 108 (2.7%) do not present the formal number mark. The R-brul program package identifies that the absence of a concordance mark is conditioned by the variables Year of schooling, Locality, Type of Institution, Linear position and relative of the constituent in the NP and Textual typology. In addition to the statistical-probabilistic analysis, the research performs beliefs and attitudes tests with individuals of three levels of education (9th year of Middle School, 3rd year of High School, final periods of College and Portuguese teachers) to the verification of the social status of the zero variant in a written text and the judgment on its user. The results reveal a negative evaluation of the text with the discredited variant, as well as its producer, despite the level of education of the judges. Teachers, however, more negatively evaluate the author of the texts without standard nominal agreement.