Discente: Cíntia Acosta Kütter

Título da tese: Bildungsroman feminino: (des)encontros entre memória e escrita

Orientador(a): Maria Teresa Salgado Guimarães da Silva

Ano da defesa: 2018

Páginas: 126

Resumo:

A tese que se pretende defender tem por objetivo principal desenvolver uma reflexão sobre dois romances: Nas tuas mãos, de Inês Pedrosa (2011) e O alegre canto da perdiz (2008), de Paulina Chiziane, especificamente sob a perspectiva do romance de formação −Bildungsroman feminino −, em suas diferentes representações e espelhamentos, a partir do ponto de vista das personagens femininas. Para tanto, pretendemos analisar as obras sob a ótica dos estudos bakhtinianos, em especial, no que tange o romance de formação de origem alemã, em seu sentido mais clássico, e das leituras mais recentes sobre o tema propostas por Cristina Ferreira Pinto, Marcus Mazzari e Jorge Vaz de Carvalho. Discutiremos, no plano diegético e na construção discursiva, o movimento proposto pelas personagens femininas nas obras. Refletiremos sobre a importância de lembrar para esquecer, como nos aponta o pensamento da filósofa Jeanne Marie Gagnebin, para assim alcançarmos os espaços de intimidade ligados aos traumas e testemunhos gerados nas personagens. Pensaremos ainda sobre as questões de subalternidade e transgressão femininas que permeiam os dois romances do corpus literário em questão.

Palavras-chave: Romance de formação feminino, memória, mulher.

Résumé:

La thèse qu'on a l'intention de défendre, vise à développer une réflexion sur deux romans : Nas tuas mãos, Inês Pedrosa (2011) et O alegre canto da perdiz, Paulina Chiziane (2008), plus précisément dans la perspective de la formation féminine −Bildungsroman féminin− ainsi que ses différentes représentations et les spécules , du point de vue des personnages féminins. Pour cela, nous avons l‟intention d‟analyser les oeuvres du point de vue des études Bakhtinians, en particulier, concernant le roman de formation, d‟origine allemande, dans ses plus classiques, ainsi que les dernières lectures sur le thème proposé par Cristina Ferreira Pinto, Marcus Mazzari et Jorge Vaz de Carvalho. Nous discuterons dans le plan diegétique et de construction discursive, le mouvement proposée par les personnages féminines dans les œuvres. Nous irons réfléchir sur les questions de subalternité et transgression féminine qui traverse les trois romans du corpus. Nous réfléchirons sur l‟importance de se souvenir d‟oublier, comme dans la pensée du philosophe Jeanne Marie Gagnebin, pour atteindre les espaces intimes liés aux traumatismes et les témoignages générés dans les personnages. Nous vais y réfléchir les questions de subalternité et transgression féminine qui imprègnent les deux romans du corpus littéraire en question.

Mots-clés: Roman de formation féminin, mémoire, femme

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Adauri Bastos

Vice-coordenadora: Prof. Dra. Maria Eugenia Lammoglia 

Secretária: Maria Goretti Mello
posvernaculas@letras.ufrj.br

Atendimento

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 12h às 16h, na sala F-319.

Endereço

Programa de Pós-Graduação em Letras  (Letras Vernáculas)
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F-319
Cidade Universitária — CEP 21941-917
Rio de Janeiro — RJ