Discente: Erivelto da Silva Reis

Título da tese: A estética da intimidade nos romances de Inês Pedrosa.

Orientador(a): Gumercinda Nascimento Gonda

Ano da defesa: 2018

A presente pesquisa intitulada “A estética da intimidade nos romances de Inês Pedrosa” propõe-se a analisar os romances, Nas tuas mãos (1997/2005) e Os íntimos (2010), da escritora portuguesa Inês Pedrosa. Entre os referenciais teóricos estão as obras O erotismo (2013), de Georges Bataille; Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos (2004), de Zygmunt Bauman; A indiferença pósmoderna (2006), de Ronaldo Lima Lins e O declínio do homem público: as tiranias da intimidade (2014), de Richard Sennett, entre outras obras entendidas como relevantes à pesquisa. O objetivo da pesquisa é proceder a uma análise que possa demonstrar, nos romances de Inês Pedrosa, dos títulos à temática, dos narradores às personagens, da estrutura narrativa à poética da construção literária, uma estética recorrente, entendida por nós como a ressignificação da intimidade e denominada neste trabalho como “estética da intimidade”. A justificativa para esta pesquisa situa-se na percepção de que a confecção das estruturas e das temáticas narrativas nas obras de Inês Pedrosa compõe um mosaico, um projeto de construção literária que tem se aprofundado e se expandido na busca da discussão de temas ligados à intimidade. E em como nos parece emergente, na obra de Inês Pedrosa, compor para a Literatura Portuguesa Contemporânea, uma literatura que fale de uma memória interior e intensa são marcada preponderantemente pela memória resgatada de um conflito histórico externo. Como se afirmasse que a essência humana é a proximidade com o abismo, o conflito e a redenção. O problema que pretendemos discutir é se seria possível demonstrar, nas obras Nas tuas mãos (1997/2005) e Os íntimos (2010), a construção, como um mosaico temático, de um projeto narrativo evidenciado pela manutenção de um padrão de escrita híbrida de lirismo e recorrência narrativa ficcional, de uma estética. De um modo específico de escrever, narrar e problematizar narradores, enredos e personagens. A hipótese que norteia o projeto é a de que a autora estaria construindo, desenvolvendo uma estética narrativa própria: a estética da intimidade.

Palavras-chave: Literatura Portuguesa. Subjetividade. Estética. Intimidade. Inês Pedrosa.

The present research entitled "The esthetics of intimacy in the novels of Inês Pedrosa" proposes to analyze the novels, Nas tuas mãos (1997/2005) and Os íntimos (2010), the Portuguese writer Inês Pedrosa. Between theoretical frameworks are the works O erotismo (2013), Georges Bataille; Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos (2004), Zygmunt Bauman; A indiferença pós-moderna (2006), Ronaldo Lima Lins and O declínio do homem público: as tiranias da intimidade (2014), Richard Sennet, among other works understood as relevant to the search. The objective of this research is to carry out an analysis that can demonstrate, in the novels of Inês Pedrosa, the titles to the theme of the narrators to characters, the narrative structure of the poetics of literary construction, an aesthetic applicant, understood by us as the resignification of intimacy and referred to in this work as "aesthetics of intimacy". The rationale for this research lies in the perception that the confection of structures and narrative themes in the works of Inês Pedrosa composes a mosaic, a literary construction project that has deepened and expanded in the search for the discussion of issues related to intimacy. And as seems to be emerging, in the work of Inês Pedrosa, composing for contemporary Portuguese Literature, a literature that speaks of a memory pool and intense are marked mainly by the memory rescued a historic conflict externally. How to forcefully assert that the human essence is the proximity to the abyss, the conflict and redemption. The problem that we want to discuss is whether it would be possible to demonstrate, from the analysis of the first novel of the Portuguese author Nas tuas mãos (1997/2005) and Os íntimos (2010), construction, like a mosaic, a project theme of literature evidenced by the maintenance of a pattern of writing hybrid lyricism and recurrence of a fictional narrative esthetics. In a specific way of writing, narrating and problematize narrators, plots and characters. The hypothesis that guides the project is that the author would be building, developing a Narrative aesthetics itself: the esthetics of intimacy.

Key-words: Portuguese Literature. Subjectivity. Aesthetics. Intimacy. Inês Pedrosa.

Vice-coordenadora: Prof. Dra. Maria Eugenia Lammoglia

Secretária: Maria Goretti Mello

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 12h às 16h, na sala F-319.