Corpora de variedades do Português em análise destinado a divulgar os projetos/grupos de trabalho – relacionados, em alguma medida, à análise de variedades do Português; os bancos de dados (corpora) para as análises linguísticas.

Projetos coordenados por Silvia Rodrigues Vieira e/ou Silvia Figueiredo Brandão professoras-pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Acesse o site do CORPORAPORT

O CIAD (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso) constitui Laboratório de Pesquisa, sediado na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com sede no terceiro andar do Bloco H, Sala 310, da Faculdade de Letras / UFRJ, Rio de Janeiro.

Congrega professores pesquisadores, dos Departamentos de Letras Vernáculas (Língua e Literaturas) e Letras Neolatinas da Faculdade de Letras da UFRJ, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e dos Departamentos de Linguística e de Língua Portuguesa da UERJ, além de contar com a colaboração de professores da UFRRJ, orientandos e ex-orientandos de Doutorado e de Mestrado.

Acesse o site do CIAD-RIO

Projeto CinAfrica

 

Nosso projeto pretende abordar as relações entre literatura, cinema e afeto, investigando diferentes representações da história em obras literárias e cinematográficas moçambicanas e guineenses. Optamos por iniciar a pesquisa por Moçambique e Guiné-Bissau, mas é nossa intenção, a cada renovação do projeto, ir desdobrando a pesquisa por outros países, como Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.

 

Sendo a literatura e o cinema escritas artísticas em que, simultaneamente, se manifestam o intelecto e o afeto, um de nossos principais objetivos é verificar de que forma textos literários, filmes e documentários encenam a história, questionando ou reduplicando as ideologias dominantes.

Acesse o site do Cinafrica

Página 1 de 4

Projetos, Núcleos e Laboratórios

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Adauri Bastos

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia 

Secretário: Renato Martins e Silva
posvernaculas@letras.ufrj.br

Atendimento

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, na sala F-319.

Endereço

Programa de Pós-Graduação em Letras  (Letras Vernáculas)
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F-319
Cidade Universitária — CEP 21941-917
Rio de Janeiro — RJ