Discente: Camila Franquini Pereira
Título da dissertação: Rapaz-relâmpago: a dissolução voluptuosa da identidade na poética-corpo de Luís Miguel Nava
Orientador(a): Sofia Maria de Sousa Silva
Ano da defesa: 2019
Páginas: 73
Resumo:
A publicação de O erotismo, de Georges Bataille, propõe que uma das experiências capazes de conjugar todos os humanos é a experiência do êxtase erótico, que supera a utilidade reprodutiva do sexo e firma o seu compromisso apenas com o prazer voluptuoso que ele pode proporcionar. A partir dessas reflexões, pode-se chegar à busca fundadora da poética de Luís Miguel Nava: como apreender essa experiência em que as energias éros e poiesis rompem os limites identitários do sujeito, recuperando o elo com o outro. Para tal, a poética explora cenas de encontros eróticos que são fortemente marcadas pela presença de diversos rapazes que foram reunidos sob a alcunha de rapaz-relâmpago, forjada por Gastão Cruz. Deste modo, o objetivo desta dissertação é explorar as diversas manifestações desse rapaz e os efeitos que sua presença e a sua ausência trazem ao poema e à poética, traçando um percurso dinâmico em que a experiência sexual e a cena de escrita se convocam mutuamente, em que, ao evocar um, evocase a outra.
Palavras-chave: homoerotismo; arte poética; Luís Miguel Nava.
Abstract
The publication of Erotism: Death and Sensuality, by Georges Bataille, proposes that one of the experiences capable of conjugate all humans is the erotic ekstase one, which surpass the reproductive utility of the sex and establishes its commitment just with the voluptuous pleasure that it can provide. From these reflections, it is possible to get to the founding search of the poetic of Luís Miguel Nava: how to apprehend this experience in which the energies éros and poiesis break the identity limits of the subject, recovering the link with the other. For this, the poetic explores scenes of erotic meetings which are strongly marked by the presence of various boys who were reunited under the nickname of “lightning-boy”, forged by Gastão Cruz. Thereby, the aim of this dissertation is to explore the various manifestations of this boy and the effects that both his presence and absence bring to the poem and to the poetic, mapping a dynamic path in which the sexual experience and the writing scene summon themselves mutually, in which by evoking one, one evokes the other.
Keywords: homoerotism; poetic art; Luís Miguel Nava.