Discente: Bruno Araujo Salgueiro

Título da dissertação: O entre-lugar das figurações religiosas na poética de Manuel Bandeira

Orientador(a): Eucanaã de Nazareno Ferraz

Ano da defesa: 2018

Páginas: 81

Resumo:

Esta dissertação analisa a relação de Manuel Bandeira com a religião. Além disso, propõe investigar esse tema dentro de uma perspectiva que englobe outros traços dessa poética. Em um primeiro momento, busca-se ilustrar, pela análise de poemas, a presença da ambiguidade nessa poética. Verifica-se que temas como o amor e a morte são trabalhados por um viés cético/materialista, mas que também aparecem como assuntos relacionados à religião em outros poemas. Posteriormente, analisa-se aspectos da poesia de Bandeira, como o alumbramento, dentro da temática da mística. Em seguida, dedicamos um capítulo à leitura banderiana de Cântico dos cânticos. Ilustra-se, assim, de que maneira o poeta faz um trabalho de dessacralização do texto bíblico ao evidenciar a cena erótica como foco de seu poema "Cânticos dos Cânticos". Nesse momento, o tema da presença do paganismo-cristão nesta poesia é analisado mais detidamente. Como o erotismo é um tema importante dentro dessa poética, busca-se verificar, também, como esse tópico influencia a presença das manifestações sagradas nessa poesia. O quinto capítulo propõe como foco de análise a congruência da busca libertina de cessação do desejo erótico e, ao mesmo tempo, a presença do remorso pelo sentimento de pecado inerente a esse desejo. Esse sentimento dual é sintetizado na figuração ambígua de santa Teresa de Ávila no livro Carnaval. O capítulo final analisa a presença da morte e suas reverberações temáticas nessa poesia pelo estudo dos poemas chamados "orações".

Palavras-chave: Poesia brasileira – Religiosidade – Arte – Crítica – Manuel Bandeira

Abstract:

This dissertation analyses the relation of Manuel Bandeira with the religion. Besides, it proposes to investigate this subject inside a perspective that includes other aspects of this poetics. At first, we seek to illustrate by the analysis of poems the presence of the ambiguity in this poetic. It is found that themes like love and death are worked by a skeptical / materialist slant, but they also appear as subjects related to religion in other poems. Subsequently, it is analyzed aspects of poetry of Bandeira, as alumbramento, within the mystical theme. Then, we devote a chapter to banderiana reading Cântico dos cânticos. It is illustrated like this how the poet makes a desecration work of the biblical text to highlight the erotic scene as the focus of his poem "Cântico dos cânticos". At this moment, the theme of the presence of paganism-Christian in this poetry is analyzed more closely. As eroticism is an important theme in this poetic, we also seek to verify how this topic affects the presence of the sacred events in that poetry. The fifth chapter proposes as an analytical focus the congruence of libertine search of cessation of erotic desire and, at the same time, the presence of remorse by the feeling of inherent sin in that desire. This dual feeling is synthesized in the ambiguous figuration of St. Teresa of Ávila in the book Carnaval. The final chapter analyzes the presence of death and its thematic reverberations in this poetry by the study of the poems called "Prayers".

Keywords: Brazilian poetry – Religiosity – Art – Criticism – Manuel Bandeira

Discente: Carolina Lopes Batista

Título da dissertação: Cenas de uma vida devota: o riso na narrativa de Eça de Queirós

Orientador(a): Monica do Nascimento Figueiredo

Ano da defesa: 2018

Páginas: 131

Resumo:

Após as conturbadas Conferências do Casino de 1871, Antero de Quental teria “encomendado” a Eça de Queirós um texto que transformasse seu ensaio político em ficção, para que fosse publicado em uma coluna da Revista Ocidental. Esse texto, depois de alguns anos e vários ajustes, tomou corpo sob o título de O crime do Padre Amaro. Apesar da história narrar a vida de um padre que na Leiria oitocentista se envolve com uma devota e a engravida, essa obra vai muito além da chocante premissa. Os principais problemas que Eça de Queirós observava em seu Portugal contemporâneo – resumidamente: instituições corrompidas por pessoas corrompidas em uma pequena e simplória cidade composta majoritariamente de pequenos burgueses, que estão presos a esse sistema corrupto e repressor que a religião sustém – são pontuados no romance de Eça através de uma escrita de humor ácido e sarcástico. É possível perceber tal “riso enviesado” tanto nas muitas situações criadas pela narrativa quanto nas palavras escolhidas cuidadosamente para descrever as cenas e os personagens.

Palavras-chave: O crime do Padre Amaro; Eça de Queirós; riso; humor.

Abstract:

After the troubled 1871 Casino Conferences, Antero de Quental would have "commissioned" Eça de Queirós a text that would transform his political essay into fiction, to be published in a column of the Western Magazine. This text, after some years and several adjustments, took shape under the title of The crime of the Father Amaro. Although the story recounts the life of a priest who in the nineteenth-century Leiria engages with a devotee and impregnates her, this work goes far beyond the shocking premise. The main problems that Eça de Queirós observed in his contemporary Portugal - in short: institutions corrupted by corrupt people in a small, simple city composed of petty bourgeois, who are trapped in this corrupt and repressive system that religion maintains - are punctuated in the novel of Eça through a writing of acid and sarcastic humor. It’s possible to realize such “skewed laughter” in both the many situations created by the narrative and the words carefully chosen to describe the scenes and the characters.

Keywords: The crime of the Father Amaro; Eça de Queirós; laugh; humor.

Discente: Leandro Braga di Salvo

Título da dissertação: O herói e o bode expiatório na tragicomédia de Dias Gomes

Orientador(a): Anélia Montechiari Pietrani

Ano da defesa: 2018

Páginas: 125

Resumo:

Diante da riqueza dos enredos das peças teatrais de Dias Gomes, que tão bem dialogam com a realidade brasileira, este trabalho tem como objetivo principal analisar como o herói e o bode expiatório podem ser percebidos em algumas das peças do escritor e como essa relação evidencia questões político-sociais em que herói e bode expiatório se confundem. As bases teóricas foram estabelecidas a partir da construção dos conceitos de herói (KOTHE, 1987; ROSENFELD, 1982), bode expiatório (FRYE, 2004; GIRARD, 2011; PEREIRA, 1986) e também da tragicomédia (BLOOM, 1998; SOUZA; 2006), que caracterizam as obras selecionadas. Para o estudo desses conceitos, serão tomados como corpus literário quatro peças escritas pelo autor: O pagador de promessas (1989), O santo inquérito (1989), As primícias (1977) e O berço do herói (1999). A análise interpretativa das peças propostas indica personagens complexos, vistos de uma perspectiva tragicômica, em que o herói (muitas vezes um marginalizado como muitos brasileiros) executa alguma tarefa para a melhoria de sua vida ou da vida de sua comunidade e acaba padecendo diante de um poder maior que oprime os cidadãos de diversas formas. O teatro de Dias Gomes pode até entreter, mas é, acima de tudo, um teatro de alerta, de conscientização; daí a relevância da dramaturgia de Dias Gomes para o teatro brasileiro e também para o enriquecimento da literatura brasileira.

Palavras-chave: Dias Gomes, teatro, literatura brasileira, herói, bode expiatório.

Abstract:

From the richness of plot of Dias Gomes’ plays, which so intensely connect to Brazilian reality, this research aims to analyze how the hero and the scapegoat can be seen in some of the writer’s plays and how this relation emphasizes social and political questions in what the hero and the scapegoat are seen as one. For the establishment of the theoretical bases, the concepts that shape the selected texts such as “hero” (KOTHE, 1987; ROSENFELD, 1982), “scapegoat” (FRYE, 2004; GIRARD, 2011; PEREIRA, 1986) and tragicomedy (BLOOM, 1998; SOUZA; 2006) were used. The development of the analysis will focus on four of the author’s plays: O pagador de promessas (1989), O santo inquérito (1989), As primícias (1977) e O berço do herói (1999). The study of these proposed plays presents complex characters by a tragicomic point of view in which the hero (in many occasions refering to an excluded person like many Brazilians) performs an action to improve his own life or the community’s lives but this individual is destroyed by a huge power that oppresses citizens in different ways. Dias Gomes’ plays can be considered as entertainment but, above all, they call attention and make people aware about these subjects; that is why Dias Gomes’ plays are so relevant to Brazilian theatre and also contribute to the enrichment of Brazilian literature.

Keywords: Dias Gomes, theatre, Brazilian literature, hero, scapegoat

PROJECTS, CENTERS AND LABORATORIES

Coordenação (en)

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Eugenia Lammoglia

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Eliete Figueira Batista da Silveira 

Secretário: Renato Martins e Silva
posvernaculas@letras.ufrj.br

Atendimento (en)

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, na sala F-319.

Endereço (en)

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