O acervo do Projeto NURC-RJ (Projeto da Norma Urbana Oral Culta do Rio de Janeiro), ora disponível on-line, constitui referência nacional para estudos da variante culta da língua portuguesa. Trata-se de entrevistas gravadas nas décadas de 70 e 90 do século XX, num total de 350 horas, com informantes com nível superior completo, nascidos no Rio de Janeiro e filhos de pais preferencialmente cariocas. Para garantir a permanência de um dos mais importantes bancos de dados de oralidade urbana culta, deu-se início à digitalização do material, no sentido de preservar a memória nacional. A relevância desta tarefa específica foi bem traduzida pelas palavras de Antenor Nascentes, no Prefácio da primeira edição (1922) de O Linguajar Carioca: "nosso trabalho não é para a geração atual; daqui a cem anos, os estudiosos encontrarão nele uma fotografia do estado da língua e neste ponto serão mais felizes que nós, que nada encontramos do falar de 1822".

Acesse o site do NURC-Rj

Projetos, Núcleos e Laboratórios

Vice-coordenadora: Prof. Dra. Maria Eugênia Lammoglia

Secretário: Maria Goretti Mello
posvernaculas@gmail.com

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 12h às 16h, na sala F-319.