O Laboratório de História do Português (LaborHistórico) originou-se da demanda criada pelo projeto integrado Para a História do Português brasileiro. O seu principal objetivo é organizar e tornar disponível o acervo documental do PHPB para estudos sobre mudança lingüística, mais especificamente, sobre a história da língua portuguesa no Brasil. O material publicado nesta página é uma pequena parte do acervo de corpora diversificados (textos literários e não-literários) transcritos e utilizados no âmbito do Projeto Retratos da mudança no sistema pronominal: edição diplomático-interpretativa em fac-símile de cartas cariocas (séculos XVIII-XX).
Atualmente, estamos dando ênfase à edição em fac-símile de cartas particulares escritas no Rio de Janeiro por brasileiros e por portugueses, a partir dos séculos XVIII-XIX, localizadas em acervos cariocas, como é o caso do Arquivo Nacional e do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. Os documentos são apresentados ao lado do seu fac-símile para que qualquer pesquisador interessado possa conferir, meticulosamente, o texto transcrito com a versão original digitalizada, fazendo sua leitura própria e pessoal dos documentos.
A divulgação de uma amostra dessa natureza tem como objetivo primordial disponibilizar textos antigos à comunidade acadêmica, possibilitando a qualquer pesquisador levantar dados representativos do português no e do Brasil e do português europeu. Tal proposta certamente favorece no avanço do debate teórico acerca da mudança linguística e das interpretações sobre a nossa formação histórico-social.Com base neste material e em outros, que serão integrados ao corpus aos poucos, os alunos de graduação e de pós-graduação, em particular, e os pesquisadores, em geral, poderão ter acesso direto a fontes de sincronias passadas sistemática e criteriosamente levantadas. No processo de leitura e análise desses documentos, os estudiosos poderão produzir conhecimento sobre o português brasileiro em seus aspectos morfossintáticos, lexicais, estilísticos e sócio-culturais e não meramente reproduzir ou repetir o saber dos manuais de história da língua.

Acesse o site do LaborHistórico

Projetos, Núcleos e Laboratórios

Vice-coordenadora: Prof. Dra. Maria Eugênia Lammoglia

Secretário: Maria Goretti Mello
posvernaculas@gmail.com

Além de atender por e-mail, a Secretaria do PPGLEV oferece atendimento telefônico e presencial de segunda a quinta-feira, das 12h às 16h, na sala F-319.